quarta-feira, 18 de abril de 2012

FRANCISCO MARINS - PATRONO DE NOSSA BIBLIOTECA

 Nasceu em Pratânia, estado de São Paulo, a 23 de novembro de 1922. Fêz os estudos primários em Botucatu, foi, por essa época, fundador e diretor de O Estudante, da Escola Normal Cardoso de Almeida. Concluídos os preparatórios, veio para capital, matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, pela qual se formou em 1946. Dirigiu, então, a Revista  Acadêmica Arcádia e presidiu a Academia de Letras desse Instituto Universitário. Sua vida literária teve início nos bancos ginasianos. Redator da Folha de Botucatu, aí principia uma série de CONTOS SERTANEJOS e assim os primeiros estudos críticos PITANGAS E GABIROBAS. Posteriormente, escreveu para o Malho, Dom Casmurro, Planalto, Folha da Manhã, etc.
  Ingressou na literatura pelos caminhos do livro infantil, gênero dos mais ingratos e complexos. Publicou, neste setor, dez livros para a infância e juventude , todos com milhares de exemplares difundidos por todo o país. Dois premiados pela Academia Brasileira de Letras e União Brasileira dos Escritores.
  Suas obras destinadas à infância e juventude compreendem as séries TAQUARA- PÓCA e ROTEIRO DOS MARTÍRIOS. As crianças são introduzidas no mundo de TAQUARA- PÓCA pelos livros NAS TERRAS DO REI CAFE, OS SEGREDOS DE TAQUARA-PÓCA, O COLEIRA-PRETA, e GAFANHOTOS EM TAQUARA-PÓCA. Segue-se depois, o ROTEIRO DOS MARÍTIMOS, série composta de três títulos que contam sobre o caminho para a lendária serra em que os símbolos de crucificação de Cristo estariam talhados em pedra: EXPEDIÇÃO AOS MARÍTIMOS, VOLTA Á SERRA MISTERIOSA, ganhadora do prêmio Fábio Prado, da União Brasileira dos Escritores, e O BUGRE-DO-CHAPÉU-DE-ANTA. Tem ainda as seguintes obras, também para a juventude: VIAGEM AO MUNDO DESCONHECIDO, ALDEIA SAGRADA, e TERRITÓRIO DE BRAVOS. 
  Francisco Marins procurou atender também os leitores adultos com as obras: CLARÃO NA SERRA, obra premiada pela Câmara Municipal de São Paulo, em 1961, GROTÃO DO CAFÉ AMARELO e em 1968... E A PORTEIRA BATEU.   

2 comentários:

  1. Grande escritor,Francisco Marins.Li seus livros na infância e adolecência,quando tive a oportunidade de lêr sua trilogia que entre outros livros seus,ficou famosa:
    -Expedição aos Martirios
    -Rumo a Serra Misteriosda
    -O Bugre do Chapéu de Anta.
    Anos depois,em minhas andanças pelo interior de Goiás,ao subir a Serra Dourada tive a impressão que aquela seria a Serra Misteriosa,onde após as chuvas eram encontradas pepitas de ouro.Um lugar de muitas lendas e históris veridicas,que sem duvida lembram Francisco Marins.

    ResponderExcluir
  2. Saudações aos responsáveis e usuários desta biblioteca.
    Meu nome é Fernando Heglhammer, resido em Botucatu-SP e gostaria de compartilhar uma pequena história a respeito da oportunidade que tive de ter conhecido, pelo menos em alguns instantes o Prof. e Escritor Francisco Marins no final de sua vida.
    Eu o conheci através da Seção Eleitoral em que O Prof. Francisco Marins votava, eu era mesário e ele, mesmo com idade avançada fazia questão de cumprir o seu dever cívico. Fazia questão de chegar humildemente e cumprimentar todos os colegas que estavam trabalhando naquela seção. Uma pessoa muito distinta.
    Posteriormente, eu trabalhava na Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de Botucatu, era Supervisor de Equipe e estivemos em sua casa, no Vale do Sol executando trabalho preventivo contra o mosquito da dengue e ele nos recebeu, mostrou sua casa, que por sinal lembrava bastante cenas de alguns de seus livros, com móveis rústicos, árvore frondosa, bem típico. Ao final de nosso trabalho ele pediu licença, saiu e quando retornou, ele nos presenteou com livros de sua autoria, eu recebi o Clarão na Serra e o Grotão do café amarelo. Tenho estes livros como uma lembrança de ter recebido pessoalmente das mãos do Prof. Francisco Marins e os tenho com muito carinho e estima.
    Gostaria de parabenizar a escola que homenageou o Prof. Francisco Marins dando o seu nome à biblioteca. Seus livros citam a importância histórica do comércio entre o Rio Grande do Sul e a passagem ou destino a São Paulo, passando por Botucatu, Sorocaba em viagens feitas por meses e em lombos de cavalos e mulas.
    Como Botucatuense que recebeu o Prof. Francisco Marins por muitos anos e local onde este teve sua casa até o final de sua vida, fico feliz com esta homenagem, parabéns!

    ResponderExcluir